sexta-feira, 20 de abril de 2012

Culinária Gaúcha








Geralmente quando a gente fala sobre comida gaúcha, o que primeiramente vem a nossa cabeça é o churrasco. Além do churrasco, vários pratos deliciosos (nem todos eu conheço) também fazem parte da culinária gaúcha:
o feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca),
o quibebe (purê de moranga),a roupa velha (sobras de carnes com ovos mexidos),o espinhaço de ovelha,o charque com mandioca,a paçoca de pinhão com carne assada,o puchero (cozido de carne com legumes)etc. Os pratos têm características comuns que sempre incluem alimentação rica em calorias e são muito salgados ou muito doces ( pelo menos para os chineses é assim). Eu não acho que isso é saudável porque mais ou menos causou problemas de saúde para mim. Um mais óbvio é que eu já tenho barrigão, porque na China nunca comi tanta carne como aqui.

Quase todo o mundo compartilha a opinião de que o churrasco é a comida mais típica do Rio Grande do Sul, mesmo que alguns não comam carne.
Presente nos finais de semana e em dias festivos, o churrasco é o prato indispensável para os gaúchos e também é uma maneira para reunir a família e os amigos. Nas famílias gaúchas, normalmente tem alguém sabe fazer churrasco, e esse algém normalmente é homem porque o trabalho de fazer churrasco é duro e precisa de força. Os gaúchos são muito machistas e orgulhosos. Na casa quem cozinha sempre é mulher, mas os homens gostam de fazer churrasco para toda a família e os amigos. Isso é por que, na minha opinião, eles acham que fazer churrasco é um jeito de mostrar que eles são muito machos e fortalecer seu status de chefe da casa. As  tradições do churrasco e o jeito de lidar com a carne sempre se passam de pai para filho.  Esse fenômeno é muito interessante e apresenta uma parte de cultura brasileira.
Eu não sou comilona, mas comida gaúcha sempre é muito atraente para mim e sempre me deixa cheia com muita vontade de comer todos os pratos. Infelizmente, não posso comer muito porque estou de regime. Eu também não sou cozinheira muito boa e nem sei como fazer pratos gaúchos, mas já encontrei o site perfeito sobre comidas típicas dos gaúchos e lá tem várias receitas.
Aproveite( e cuidado com o seu corpo)! 

2 comentários:

  1. Que maravilha amiga, eu amo comida... Acho super interessante e criativa, bacana o blog, você brilha!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada minha amiga!!!! preciso o seu apoio!!!

    ResponderExcluir