quinta-feira, 14 de junho de 2012

CUSTOMES EXÓTICOS DA CULINÁRIA CHINESA


A China é um país com grande território. Cada região tem características do ambiente bem diferentes. Por isso,as formas de cozinhar e os ingredientes que a gente usa varia muito. Existem vários costumes engraçadas que vale a pena conhecer.





         No sudoeste na China, tem um grupo étnico muito pequeno chamado jinuo. Eles adoram comida com sabor amargo, quase todas as refeições tem pratos amargos. Isso tem relação com o clima aquela região que é bastante quente e úmido, deixando as pessoas ficarem doente facilmente. Os vegetais com sabor amargo sempre ajudam a excreção de toxinas.
         Em TaiWang, os habitantes tem o costume muito elegante de usar os flores como ingredientes. Os pratos são normalmente feitos com flores e carne. Não perdem a nutrição da carne, mas ela é menos gordurosa.
         Em alguns lugares da China, a história de comer insetos é muito longa. Cigarras ,abelhas ,gafanhotos, escorpiões, tudo pode ser encontrado na mesa. E a foma mais popular de cozinhar os insetos é fritar.
         Na província Nei meng gu, a qual faz fronteira com a Mongólia, a culinária é mais relacionada com a pecuária por causa do clima seco que não dá para desenvolver a agricultura. Nessa região, tem um prato famoso: cordeiro assado inteiro. As pessoas não cortam o carne e usam as mãos para comer.
         Leitão assado inteiro é popular em todo país, mas não tem origem nessa região. A gente escolhe porco mais ou menos de um mês para cozinhar este prato. A carne é muito suave.
O prato que os chineses no estrangeiro têm mais saudade é huo guo. Os ingredientes dele são muito comuns, carne, vegetais, massa, ovas de peixe. O destaque é a forma de cozinhar.  Diferente dos outros pratos, ele não é um prato feito. Todos ingredientes são servidos crus, os consumidores precisam cozinhar num pote com caldo fervido. A gente pode adicionar qualquer coisa no caldo e todas as comidas podem ser ingregientes. É um prato sem receita e cheio de criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário