terça-feira, 29 de maio de 2012

A Culinária da Região Sudeste do Brasil


Sendo uma região do Brasil com uma longa história, a culinária do Sudeste do Brasil também é rica e diversa. Essa região é considerada como um lugar de integração de 3 culturas diferentes: cultura indígena, portuguesa e africana. Durante o processo de influência mútua, a diversidade da culinária dessa região se distinguiu das outras no Brasil.
Um bom exemplo disso é a Culinária Carioca. Entre 1808 e 1815, o Rio foi a capital do império português, período em que a corte fugiu da invasão do general francês Napoleão Bonaparte em Portugal. Nessa época, inúmeros imigrantes foram para o Brasil, inclusive portugueses, africanos e outros europeus. Os escravos negros sempre comiam arroz misturado com feijão preto e os pedaços abandonados de carne de vaca ou porco para encher o estômago. Mas depois por causa da imigração, da mudança de capital e outras razões, a comida dos portugueses foi gradualmente sendo absorvida pelos moradores da capital da colônia e este prato que se chama feijoada começou a ser popular em todo o país. E nos dias de hoje se transformou num prato nacional e o símbolo do Brasil. Mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, esconde-se uma fartura de carnes: carne-seca, paio, chouriço, linguiças variadas, costela, costelinha, toucinho defumado. E, também, partes suculentas de carne bovina, como a alcatra e o peito. Os acompanhamentos são couve refogada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta. Esse é o encanto da feijoada.
A receita carioca inclui carnes salgadas (como carne-de-sol), folhas de louro, várias partes de porco, cebola e uma laranja (para ajudar a deixar a feijoada menos salgada). Como cidade de grande população e variados gostos, o Rio de Janeiro tem dentro do estado estabelecimentos que oferecem os mais variados tipos de comida, tais como o tradicional filé com fritas, o qual é um prato à base de batatas-fritas e grandes bifes de filé bovino grelhados e peixes cozidos acompanhados de pirão. Entre as preparações com pescados, destacam-se o bolinho de bacalhau e a sopa Leão Veloso. Os bolinhos de bacalhau cariocas são considerados os melhores do país, por serem sequinhos, crocantes por fora e cremosos por dentro. A iguaria faz parte do cardápio da maioria dos bares do Rio de Janeiro.
As técnicas de confeitaria portuguesa também foram bastante absorvidas pelos escravos. Os pratos típicos são à base de ovos, por exemplo, o quindim. E a fama da tradicional Confeitaria Colombo vem de seus pastéis de nata e outros doces lusitanos. Os pratos cariocas têm a forte influência africana, indígena e portuguesa. Popularmente é muito consumido o refresco à base de chá mate, servido gelado.
São Paulo é a maior cidade o Brasil e é a mais industrializada. Os primeiros habitantes, de vários lugares, trouxeram vários tipos de comida. Na cidade de São Paulo, vocês vão encontrar grande variedade de gastronomia, da francesa à chinesa. Pois lá existem pratos de diversas regiões do mundo. São Paulo é reconhecida como a capital gastronômica de projeção internacional e ganhou o nome de “Capital Gastronômica Mundial”. Os pratos tem principalmente forte influência libanesa, síria, italiana e japonesa.E também o Bairrro da Liberdade, está cheio de restaurantes chineses.
O prato típico do estado São Paulo é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), couve refogada e pedaços de carne de porco. Excelentes churrascarias e pizzarias completam os paladares mais exigentes. Mas São Paulo conserva especialidades próprias, com destaque para a galinha d’Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara à caipira.Uma curiosidade do paulistano que se estendeu para o interior do estado são os pratos feitos. Para facilitar a organização, cada dia da semana tem dedicado a um prato. Segunda é dia de virado à paulista, a versão local do tutu à mineira. Terça é dia de dobradinha. As feijoadas são servidas tradicionalmente às quartas-feiras e no sábado. Quinta é dia de pasta (macarrão ou nhoque) com molho vermelho e frango – prato que também se repete aos domingos. Os peixes ganham o cardápio nas sextas-feiras. Por ser uma típica “cidade grande”, tem grande quantidade de redes de fast-food que são muito usadas pelos habitantese os restaurantes internacionais constituem as características de São Paulo. 
Minas Gerais integra geograficamente a Região Sudeste. Esse estado é famoso pela denominada cozinha mineira. Os pratos regionais incluem milho, carne de porco, queijo minas, o pão de queijo, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, feito a partir uma pasta de feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos e linguiça frita. Além das quitandas, que são biscoitos à base de polvilho, sequilhos, roscas, o famoso pão de queijo e doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão. Típico de Minas Gerais é a utilização das panelas feitas de pedra-sabão. 
A culinária mineira é a que tem a identidade mais forte na região Sudeste do Brasil. Os pratos prezam pelo sabor intenso, o uso da carne de porco, queijos (uma especialidade do Estado), bolos e quitutes variados e a cachaça.
Espírito Santo tem tradição na área gastronômica por causa dos pratos como as tortas capixabas de vários sabores,  o pirão, mas, principalmente, pela moqueca (a qual inclui principalmente peixe e tomates). Esse último é apontado como o prato símbolo da cozinha capixaba. Pode ser feita com siri, peixes, camarão e ainda outros frutos do mar. Ao contrário da sua “prima” baiana, não leva azeite de dendê e leite de coco, ingredientes mais usados pelos afro-brasileiros. O prato é herança da culinária indígena e faz muito sucesso entre os habitantes do estado.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CULINÁRIA BRASILEIRA



A culinária do Brasil é fruto de uma mistura. No período colonial, os portugueses para sobreviverem adicionaram os ingredientes dos culinária dos nativos da África, Ásia e América. No Brasil, geralmente a produção interna de alimentos era limitada, porque a economia estava toda voltada para a exportação. A culinária de cada região foi influenciada por história própria e geografia específica, o que mostra uma culinária diversificada no Brasil.
A culinária nordestina é fortemente influenciada pela mar e pela economia ao longo da história. É mistura das culinária portuguesa, indígena e africana, iniciada no século XVI. As comidas quase sempre têm vegetais cultivados pelos índios desde muito antes, carnes de gado bovino e caprino, peixes e frutos do mar, variando bastante de região para região. A influência africana é óbvia nas culinárias de Pernambuco à Bahia. Longe da costa e no interior, a influência é menor.
A culinária do centro-oeste tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana, síria. Pratos típicos de outras regiões brasileiras também estendem a influência pela migração dos últimos anos.
No sudeste, Minais Gerais é famosa pela denominada cozinha mineira com pratos regionais incluindo milho, carne de porco, queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira (elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos e linguiça frita).
Em São Paulo, é possível encontrar vários tipos de culinárias, da francesa à chinesa. A cidade de São Paulo é capital gastronômica internacional, pois lá existem pratos de diversas regiões do mundo.
No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada. Os pratos cariocas tem influências africanas, indígenas e portuguesas. Diferente dos gaúchos, o refresco à base de chá mate é servido gelado, sendo o mais popular na região.





No Sul , sem dúvida, o churrasco é comum. No estado de Santa Catarina, o interior é de forte influência alemã e, no litoral, a influência portuguesa está marcada no uso dos peixes e camarões como ingredientes indispensáveis. Os pratos são sempre carregados de muita carne bovina e de vinhos, por conta da grande influência italiana.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Salgadinhos e Docinhos da China

Zongzi
caixão de Taiwan
Mahua de Tianjin

comidinha feita de flor


Os chineses chamam os salgadinhos e docinhos chineses de XiaoChi, que significa comidinha.
       Xiaochi tem uma longa história na China. Normalmente, Xiaochi sempre é feito dos materiais locais, com processo complicado, formando um prato símbolo de um lugar. Xiaochi, para os chineses não é só para matar fome, ele presta muita atenção à técnica de cozinhar. Isso já está arraigado na cultura chinesa.
       Na China, existem oito lugares que são os mais famosos por causa do Xiaochi. Eles são Xiaochi de Templo de Fuzi em Nanjing, Xiaochi de Xuanmiaoguan em Suzhou, Xiaochi de Chenghuang Templo de Shanghai, Xiaochi de pavilhão de Huogong em Changsha e os Xiaochi em Beijing, Chengdu, Kaifeng e Taipei.
Neste texto, podem ver vários típicos Xiaochi de diferentes lugares da China!
arroz no bambu
shaomai de caranguejo
Mula se rola de Beijing
sopa de sangue de pato com Fensi
Nang de Xinjiang
massa quente de Wuhan

pão com carne

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Receita de Arroz assado de Yangzhou


Ingredientes:
500g de Arroz
2 Ovos
50g de Cenoura
50g de Ervilha
50g de Milho 50g
250g de Salsicha
Um pouco de Óleo de gergelim
Modo de Preparo:

A culinária Huaiyang


A culinária Huaiyang é uma das quatro facções mais famosas da China. Referindo-se às culinárias populares de Yangzhou, Huai´an, Zhenjiang e outros lugares próximos deles na Província Jiangsu (fica no leste da China) e incluindo todas as melhores partes delas. O nome Huaiyang é a abreviatura de Huai´an e Yangzhou, cujas culinárias representam a gastronomia da Província Jiangsu. Essa região é muito famosa pela sua riqueza de recursos naturais e seu o nome significa “Terra De Feixe e Arroz”. Isso compõe uma das caraterísticas da cozinha Huaiyang.

As caraterísticas da cozinha de Huaiyang se dividem em seguintes 5 aspectos
  1. Os principais ingredientes são frescos: vegetais e frutos do mar.






2. Os cortes dos ingredientes são muito detalhados e delicados.

3. Os sabores originais dos ingredientes são preservados nos pratos. Geralmente os sabores dos pratos são suaves. A maioria dos pratos é salgada, mas podem ser percebido o ligeiramente doce dos sabores originais dos ingredientes do prato.
Baozi à vapor

chao-chao




4. O que é mais importante na cozinha de Huaiyang é o controle do fogo do fogão. Uma diferença sutil do fogo pode influenciar todo o prato.

5. Há várias maneiras de cozinhar, por exemplo: assar, ensopar, à vapor, etc.

sopa de cabeça de peixe
Os patos típicos da cozinha Huaiyang
 1. sopa de arroz, ovo preservado e porco    

   Ovo preservado ( normalmente feito de ovo de pato  
 sopa de arroz, ovo preservado e porco 
 2. Bolinhas “Cabeça de Leão” (feitas de carne porco)
3. arroz assado de Yangzhou
É um prato chinês muito popular nos restaurantes chineses no Brasil. Esse prato é simples e não é difícil de fazer.



1 舌尖上的中国 O Sabor da China

1自然的馈赠 tesoura natural!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Receita: carne gulu com abacaxi

Carne gulu com abacaxi é um prato típico de culinária YUE.Ele também é muito fácil para preparar! Vamos aprender juntos!
ingrediente: carne de porco
                   abacaxi
                   bambu de inverno
                   pimentão verde, porro e alho
                   molho de tomate, vinho amarelo
              açúcar, vinagre, sal e suco de Kat( tipo óleo de pimenta)
Modo de preparo:
1 trincha carne de porco, batendo no carne com lâmina da faca
2 corte carne mais pequeniniha
3 Ponha sal, vinho amarelo, Salgue a carne por 15 minutos
4 transfere os molhos: ponha vinagre, açúcar, molho de tomate , suco de Kat(óleo de pimenta) e um pouco sal. Agita os.
5 bate um ovo, amido com agua. ponha um meio líquido de ovo e amido com água na carne.juntem bem
6 espanha-se uns amido seco em carne
7 corte os bambus, abacaxi e pimentão
8 fritam as carnes até se flutuam, pouco depois refritam com peças de pimentão e bambu 
9 ponha um pouco óleo na panela, ponha os alhos dentro. ponha abacaxi, molhos misturados e desfiados de porros lá dentro.
10 ponha carne e bambu com pimentão nos molhos misturados

Dicas: É melhor optar índice de azedo 3,5% de vinagre


A facção de Yue


A facção de Yue é uma culinária da região de Guandong, Chaozhou e Dongjiang, ela é uma fação mais nova do que outras três anteriores. Mas ela não é nada desconhecida por todos chineses e todo o mundo.
A característica da culinária Yue é mudança. Com materiais diversos, os pratos de facção Yue são muito chocantes para os visitantes. É possível encontrar praticamente todos os tipos de animais na mesa da culinária Yue. Não só as aves, peixes e carnes comuns, mas também compreendem os bichos, tipo carne de cachorro, gato, rato, macaco, tartaruga, insetos, pangolim, cobra, ect. Novo e esquisito não são as únicas palavras para descrever essa facção!
peixe de flor
Normalmente, os pratos de Yue, estão com aroma, solto e suavidade. Têm muito óleo, mas não são gordurosos. Os sabores da culinária Yue também são muito especiais. Além das características tradicionais da comida chinesa, a culínaria de Yue presta muita atenção no cozimento dos alimentos. Conforme diferentes estações, os sabores das comidas também são diferentes. As comidas sempre são mais líquidas no outono e no verão, mas no inverno e na primavera o sabor vai ser mais forte.
Shao Mai
O clima da província Guandong é subtropical. Está localizada na costa do mar e tem muitas plantações e chuva abundante, o que proporciona muitos materiais que servem de alimentos. Dentro da receita de culinária Yue, totalmente tem 21 técnicas diferentes de cozinhar. Em 1965, na exposição de Prato Famoso de Guandong, já tinha apresentação dos 5457 pratos mais conhecidos.
carne de rato
Além dos pratos mais maravilhosos, os salgados e doces de Guangdong também são muito famosos. Os pastéis e bolinhos são muito requintados e bonitinhos. O chá de modelo Yue já se tornou uma cultura alimentar na China.