quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Café da Manhã da China


Existe uma frase muito famosa na China: “O período mais valioso de um ano é a Primavera enquanto o do dia é a manhã.”  Desde muito cedo, essa concepção do tempo fica profundamente no pensamento do povo chinês e especialmente é refletido no aspecto do café da manhã.
De fato, o café da manhã dos chineses não é exatamente “café”,  mas possui  uma grande variedade de comidas, cujas aparências e sabores são  realmente muito tentadores. Embora cada região tenha comidas diferentes para o seu povo, sempre tem as comidas típicas de que quase todas as pessoas gostam. Agora vamos primeiro ver as comidas mais comuns no café da manhã da China.
Baozi
Baozi é uma das comidas mais baratas e mais comuns na mesa dos chineses. Para fazer Baozi, usa-se carne, legumes ou doce como recheio. A diferença entre Baozi e Jiaozi é que quando você olha de cima para baixo, Jiaozi é meia-lua enquanto Baozi é redondo. Baozi caracteriza-se pela variedade dos recheios: os dois mais famosos são feijão e molho de Chashao.  Os outros são Baozi com sopa, Baozi Xiaolong, etc.


 2 Mantou

Mantou
Mantou é uma outra comida típica chinesa cuja forma é hemisférica e também se chama pão chinês. Para fazer Mantou, mistura-se  farinha, água e açúcar e cozinha-se no vapor depois de fermentação. Podemos dizer que Mantou é um tipo de Baozi sem recheio. Os tipos de Mantou mais famosos incluem Mantou de milho, Mantou de chocolate, Mantou de creme e Mantou frito.




3. Leite de soja e Palitos de pão frito
Se você não quiser cozinhar  em casa, pode ir aos restaurantes, cujo café da manhã mais popular é sempre Leite de soja com Palitos de pão frito e um ovo. Sendo muito nutritivo e é fácil de digerir e absorver, o leite de soja é um tipo de bebida ideal para prevenir o colesterol alto, hipertensão,  arteriosclerose, anemia ferropriva, asma e outras doenças. Para ser mais delicioso, pode se adicionar jujuba, wolfberry, feijão verde,vermelho ou preto e nozes como ingredientes. O palito de pão é uma longa faixa de massa frita oca. Em termos de nutrição, os dois podem se complementar mutuamente e considera-se uma combinação excelente.
Por causa das condições geográficas, o sul da China produz mais arroz enquanto que o norte produz mais trigo. Isso influencia os hábitos alimentares do povo. Em geral, as pessoas do norte gostam mais de comer massa enquanto as do sul preferem arroz.
Vamos ver o café da manhã típico do povo do norte. O macarrão ou talharim, sem dúvida, ocupa o primeiro lugar. De acordo com os arqueólogos e os dados históricos, o macarrão é originário da China e tem uma história de mais de 4000 anos. É muito simples de fazer e conveniente para comer. Existe inúmeros tipos de macarrão em cada região da China, como macarrão com molhos fritos, macarrão de faca, macarrão Dandan, Lamian, etc.






















Outras comidas famosas no norte incluem panquecas, Mantou recheado com carne, Jiaozi, etc.


As comidas do sul são relativamente mais variadas. Podemos  encontrar as comidas como zhou,macarrão de arroz, huntun,etc.
A cultura do zhou chinesa é famosa pela sua exuberância. Na China ,os tipos de zhou são incontáveis: zhou quente, zhou gelado e zhou com vários ingredientes. O macarrão de arroz é especialmente popular na província de Hunan, Guizhou, Yunnan. Divide-se em macarrão de arroz fino, largo, seco, etc. Huntun é muito parecido com Jiaozi, mas a massa é bem mais fina e sempre se come com sopa
Entre 1,3 bilhões de habitantes chineses, os que dão atenção maior para o café da manhã são os cantoneses. Em Cantão, as pessoas  chamam o café da manhã como o chá da manhã. As pessoas vão aos restaurantes às 8 ou 9 horas com os familiares ou os amigos. Comendo vários tipos de comidas, salgados e petiscos, bebendo chá quente e conversando, os cantoneses desfrutam bastante do tempo da manhã.




8 comentários: