segunda-feira, 28 de maio de 2012

CULINÁRIA BRASILEIRA



A culinária do Brasil é fruto de uma mistura. No período colonial, os portugueses para sobreviverem adicionaram os ingredientes dos culinária dos nativos da África, Ásia e América. No Brasil, geralmente a produção interna de alimentos era limitada, porque a economia estava toda voltada para a exportação. A culinária de cada região foi influenciada por história própria e geografia específica, o que mostra uma culinária diversificada no Brasil.
A culinária nordestina é fortemente influenciada pela mar e pela economia ao longo da história. É mistura das culinária portuguesa, indígena e africana, iniciada no século XVI. As comidas quase sempre têm vegetais cultivados pelos índios desde muito antes, carnes de gado bovino e caprino, peixes e frutos do mar, variando bastante de região para região. A influência africana é óbvia nas culinárias de Pernambuco à Bahia. Longe da costa e no interior, a influência é menor.
A culinária do centro-oeste tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana, síria. Pratos típicos de outras regiões brasileiras também estendem a influência pela migração dos últimos anos.
No sudeste, Minais Gerais é famosa pela denominada cozinha mineira com pratos regionais incluindo milho, carne de porco, queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira (elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos e linguiça frita).
Em São Paulo, é possível encontrar vários tipos de culinárias, da francesa à chinesa. A cidade de São Paulo é capital gastronômica internacional, pois lá existem pratos de diversas regiões do mundo.
No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada. Os pratos cariocas tem influências africanas, indígenas e portuguesas. Diferente dos gaúchos, o refresco à base de chá mate é servido gelado, sendo o mais popular na região.





No Sul , sem dúvida, o churrasco é comum. No estado de Santa Catarina, o interior é de forte influência alemã e, no litoral, a influência portuguesa está marcada no uso dos peixes e camarões como ingredientes indispensáveis. Os pratos são sempre carregados de muita carne bovina e de vinhos, por conta da grande influência italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário